domingo, julho 01, 2007

O longo adeus

O longo adeus, escrito por Raymond Chandler, * 1888 – Chicago + 1959 Califórnia

É a primeira vez que leio Chandler e está sendo uma surpresa agradável. O romance é cheio de sentimentos reais, como lealdade, solidão, dúvidas, fraquezas, enfim é sobre a vida – meu tema preferido. Ainda estou na primeira parte, mas gostando muito.
Aí vai uma palhinha...

“... ele era como alguém que a gente encontra a bordo de um navio e chega a conhecer muito bem embora nunca o conheça realmente. Ele foi-se como o cara que diz até logo no cais, vamos ficar em contato, meu velho, e você sabe que não e ele também. E é mais do que provável que você nunca mais veja o cara de novo. Se encontrá-lo ele será uma pessoa totalmente diferente, apenas mais um rotariano num vagão de trem. Como vão os negócios? Bem, nada mal. Você está ótimo. Você também. Oh, ganhei uns quilinhos a mais. Nós todos, não é? Lembra-se daquela viagem no Francona (ou qualquer que seja o navio). Ah, claro, uma viagem legal, não é mesmo?
Viagem legal o diabo, uma cheteação só. Você apenas bateu papo com o cara porque não tinha ninguém mais que interessasse por perto. Talvez tenha sido assim com Terry Lennox e eu.”

Nenhum comentário: