sexta-feira, outubro 06, 2006

atividade3-Durkheim

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim considera a posição de Stuart Mill confusa. O conceito de educação fica muito amplo, considerando que cada indivíduo reage de forma diferente em distintas situações.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Umas das influências (Kant) diz que a finalidade da educação é levar o indivíduo à perfeição, total harmonia.
A segunda influência ressaltada por Durkheim, (James Mill), fala que o papel da educação é fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si, e para os outros.
O ponto fraco é que as duas definições vêem a educação como ideal para todos os homens, desconsiderando as diferenças e as reações distintas de cada um. Parece que a educação caminha para preservar, da melhor maneira, a vida.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação será preciso considerar os sistemas educativos que existem ou já existiram e aprender deles o que há em comum.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Em todos os povos existem idéias comuns que norteiam o sujeito, independente da classe social ou outras diferenças. Essas idéias a realigião, as leis, direitos e deveres, natureza humana, sociedade e indivíduo, progresso, ciência, etc.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Esse "ideal" tem por função suscitar na criança sensações que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros e também o grupo social particular que ela fará parte.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Conclui Durkheim que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.
Procura-se ensinar de forma igual, aquelas idéias que são comuns aos membros de determinada sociedade. Por outro lado, cada homem tem sua individualidade. O conjunto das idéias pessoais e daquelas que foram incultidas metodicamente forma o ser social.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
"Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio." Sendo assim um depende do outro porque todos que tiverem consciência devem querer melhor e melhorar a sociedade da qual fazem parte.

2 comentários:

saleteschmidt disse...

Juçara, responder as questões solicitadas pela professora, foi relativamente, embora o texto fosse um pouco complicado.Mas o que achaste das idéias deste sociólogo?Confesso que não concordo com ele em muitos pontos!
Bjos!Salete!

Juçara disse...

Respondendo para a Salete...Tb não concordo totalmente, sempre pensei que o homem veio ao mundo pra ser feliz, porém aquela parte do texto que mostra que a felicidade pode ser maior através do conhecimento, da educação,me faz pensar...
Abração. Juçara Becker