sexta-feira, outubro 06, 2006

atividade3-Durkheim

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim considera a posição de Stuart Mill confusa. O conceito de educação fica muito amplo, considerando que cada indivíduo reage de forma diferente em distintas situações.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Umas das influências (Kant) diz que a finalidade da educação é levar o indivíduo à perfeição, total harmonia.
A segunda influência ressaltada por Durkheim, (James Mill), fala que o papel da educação é fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si, e para os outros.
O ponto fraco é que as duas definições vêem a educação como ideal para todos os homens, desconsiderando as diferenças e as reações distintas de cada um. Parece que a educação caminha para preservar, da melhor maneira, a vida.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação será preciso considerar os sistemas educativos que existem ou já existiram e aprender deles o que há em comum.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Em todos os povos existem idéias comuns que norteiam o sujeito, independente da classe social ou outras diferenças. Essas idéias a realigião, as leis, direitos e deveres, natureza humana, sociedade e indivíduo, progresso, ciência, etc.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Esse "ideal" tem por função suscitar na criança sensações que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros e também o grupo social particular que ela fará parte.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Conclui Durkheim que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.
Procura-se ensinar de forma igual, aquelas idéias que são comuns aos membros de determinada sociedade. Por outro lado, cada homem tem sua individualidade. O conjunto das idéias pessoais e daquelas que foram incultidas metodicamente forma o ser social.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
"Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio." Sendo assim um depende do outro porque todos que tiverem consciência devem querer melhor e melhorar a sociedade da qual fazem parte.

4 comentários:

saleteschmidt disse...

Juçara, responder as questões solicitadas pela professora, foi relativamente, embora o texto fosse um pouco complicado.Mas o que achaste das idéias deste sociólogo?Confesso que não concordo com ele em muitos pontos!
Bjos!Salete!

Juçara Becker disse...

Respondendo para a Salete...Tb não concordo totalmente, sempre pensei que o homem veio ao mundo pra ser feliz, porém aquela parte do texto que mostra que a felicidade pode ser maior através do conhecimento, da educação,me faz pensar...
Abração. Juçara Becker

Dione Pires disse...

Juçara no contexto geral achei as tuas respostas parecidas com as minhas. Também achei o texto complicado e intrincado. Além do mais, penso que o homem veio ao mundo para ser feliz, porém discordo que a felicidade seja conquistada através do conhecimento ou até da educação. Felicidade é algo individual e meio inexplicável, porque quando um pescador fisga um peixe grande ele conquista a felicidade e isso não está ligado a conhecimento ou tampouco educação.Por isso, concordo que a educação não pode ser generalizada e muito menos globalizada.
Bjs!Dione

grazypead disse...

Juçara, achei este texto bastante complicado, mas também fiquei intrigada, quando o autor diz que a felicidade é conquistada atrvés do conhecimento, não preciso estudar para ser feliz. Abraços da Grazy Maus.