terça-feira, outubro 31, 2006

ECS-6 Weber/Escola

ECS 6 Situações vividas na escola que podem ser analisadas através de Weber

A escola continua exercendo um papel dominador muito forte atualmente.

Dominação tradicional - “Sempre foi assim” e por que agora não querem mais obedecer?
Concluo que a sociedade está mudando e exigindo mudanças. Foi-se o tempo que o aluno era dominado através do medo: medo da professora, do castigo, dos pais, da reprovação.

Há décadas a escola está engessada com um currículo que não muda, com formas de controle sempre iguais, com atividades muito parecidas com as que eram feitas há 80 anos. Daí entra a dominação legal, exercida através da freqüência, notas reprovação. Se o aluno “engrena” e demonstra um mínimo de habilidade para lidar com essa burocracia será aprovado. Caso contrário, independente do conhecimento que já tem, reprova.

Dominação carismática. Se existir algum tipo satisfatório coloco esse como o mais adequado. A professora carismática demonstra afeto e compreensão e isso pode ajudar na aprendizagem e na segurança do aluno. Contudo o docente deve ter ética e respeito com as crianças, antes de tudo.

“Seremos mais felizes conforme possamos ter acesso à educação, instrução e treinamento, de modo a expandir nosso próprio potencial da maneira mais ampla possível, vivendo melhor, construindo e transformando mais e compartilhando os benefícios dessa existência mais iluminada.”

SEM SERMOS DOMINADOS

Juçara Becker

Um comentário:

vanicepead disse...

Oi Juçara,
tu aponta várias situações em nossos ambientes escolares e no terceiro tipo de dominação, carismática, tu apontas respeito e ética. Concordo que nós, envolvidos com educação, precisamos nos ocupar mias com isso.
Abraço, Vanice